Visão geral do fluxo de pedidos

Muitos lojistas digitais ficam com dúvidas de como funciona o fluxo dos Pedidos na loja virtual.

O primeiro passo para deixar isto bem claro é que estas etapas seguem uma regra de funcionamento bem definida e não podem ser alteradas.

O processo de cada Pedido na loja virtual da Get Commerce possui 9 etapas (definidas como "Status do Pedido"). A maior parte destas etapas é processada automaticamente pelo sistema, sem a necessidade de ação por parte do lojista digital.

Esses Status são assim definidos:

- Novo ou Pendente (new) - este Status é aplicado para todos os pedidos que entram na loja e ainda não foram revisados, ou seja, pedidos que acabaram de entrar;

- Pagamento Pendente (pending_payment) - quando utilizamos um gateway como forma de pagamento, o pedido passa de new para pending_payment;

- Processando (processing) - este Status é aplicado para o pedido que venha a ter uma fatura, ou seja, todo Pedido que foi pago;

- Completo (complete) - quando um pedido é faturado e também entregue ele passa a ficar com o esse Status. Significa que o pedido está completo e não há mais o que fazer com ele;

- Fechado (closed) - o pedido entrará neste Status quando uma nota de crédito é criada no valor integral do pedido. Basicamente quando o pedido for estornado;

- Cancelado (canceled) - como o próprio nome já informa, os pedidos com este Status foram cancelados;

- Segurado (holded) - pedidos que devem ser segurados (congelados) por um tempo ficam com este Status. Um exemplo prático é quando o mesmo é pago com boleto bancário e aguarda a compensação bancária;

- Análise de Pagamento (payment_review) - o pagamento do pedido está sendo revisado pela meio de pagamento.

- Suspeita de Fraude (fraud) - o pagamento foi declarado como fraude pelo meio de pagamento.

Graficamente, o diagrama do fluxo de Pedidos pode ser desenhado da seguinte forma:

fluxo-pedidos

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