Tipos de produtos

Antes de você saber os tipos de produtos que o ecommerce possibilita você cadastrar tenha em mente que o mais importante de tudo é o Planejamento. Então, antes de cadastrar os produtos pense bem nos produtos que você pretende vender.

A plataforma de ecommerce possibilita o cadastro de 6 tipos de produtos. Isto possibilita que você cadastre e venda qualquer tipo de produto na sua loja virtual. Segue uma breve descrição de cada tipo de produto:

  • Produto simples: é o tipo de produto mais básico e o mais utilizado em qualquer loja virtual. Porém não confunda produto simples com um produto mais fácil de cadastrar ou algo assim. Na verdade ele é denominado como "simples" porque é um produto que não possui especificações detalhadas (como por exemplo, cor, tamanho, peso, etc.). O produto simples serve para você cadastrar um produto específico, que possua características únicas. Mas o que seria um exemplo disto?! Alguns exemplos são: TV LCD 32'', armário, violão, DVD de algum show, caneca, etc. 
  • Produto agrupado: este tipo é caracterizado por ser a reunião (o agrupamento) de produtos simples, para gerar mais opções para o seu cliente. Por exemplo, digamos que você já vende óculos de sol Ray Ban Wayfarer e Ray Ban Aviador e você quer vender um pacote de óculos Ray Ban. Você pode criar um produto agrupado e poderá vender mais de um produto em uma única página. Esses produtos são adicionados utilizando a aba ‘produtos associados’ na página de criação de produtos do produto agrupado.
  • Produto configurável: este tipo de produto é usado quando você precisar cadastrar um produto que praticamente seja o mesmo, mas varia em uma característica, como por exemplo tamanho. Um exemplo clássico é o cadastro de uma camiseta, nos tamanhos P, M, G e GG (ou seja, um conjunto de produtos iguais que varia apenas o tamanho).
Atenção agora, pois apesar de possuírem estruturas bem diferentes, muitos lojistas confundem o conceito de produto virtual com o de produto digital, já que ambos não exigem controle de estoque e/ou endereço de entrega. Porém alguns detalhes os diferenciam em pontos essenciais.
  • Produto virtual: está relacionado a serviços, ou seja, produtos que não existem fisicamente e não são enviados para o cliente. Por exemplo, instalação do software em servidor ou qualquer outro tipo de serviço que você queira vender de forma online.
  • Produtos para download: dizem respeito as vendas que após serem pagas irão gerar algum arquivo para ser baixado pelo cliente. Um exemplo disso é um livro digital. 

Por último, mas também não menos importante, o pacote de produtos.

  • Pacotes de produtos: são kits, compostos por produtos simples, de maneira que o cliente possa montar o seu produto. Ou seja, nada mais é do que a soma de dois ou mais produtos em um único pacote. Um exemplo clássico é um computador, composto por processador, placa-mãe, discos rígidos, teclado, mouse, leitor de DVD e assim por diante.
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