Integração da loja virtual com Bling ERP

ERP Bling integrado com a Get Commerce: conheça os benefícios

A integração de um ERP com a plataforma que você utiliza em sua loja virtual torna tudo mais fácil. No entanto, essa integração se torna ainda melhor quando é realizada entre um sistema de gestão integrada eficiente, como o Bling. Descubra por quê.

  1. Faça a importação de Pedidos, Categorias e Contatos

    Com a integração entre Bling e Get Commerce, é possível importar pedidos, categorias de produtos e contatos cadastrados com o máximo de rapidez através de sua loja on-line.

  2. Tenha o controle do preço, estoque e rastreio na mesma plataforma

    Atualize preços de produtos, exporte dados de estoque para controlar suas vendas e forneça códigos de rastreio de forma automática para o seu cliente acompanhar a entrega de pedidos.

  3. Realize a importação e a exportação de produtos com praticidade

    Através do auxílio da  integração, você pode importar e exportar produtos, assim como suas informações de configurações, através de cadastros simples e rápidos.


Fluxo de integração


Cenário ideal de integração

Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados na Get Commerce e a base de produtos no Bling esteja vazia, sem nenhum produto cadastrado. Assim será necessário efetuar uma importação de produtos do canal de venda para o Bling.

Fluxograma ideal


Configuração no Bling

Para configurar sua plataforma Get Commerce no Bling, você deve acessar Preferências -> Integrações -> Configurações de integração com lojas virtuais e Marketplaces. Em seguida, no menu lateral direito, clique no botão Incluir para que seja direcionado à área de cadastro.

Nesta área, será necessário escolher a integração desejada, ou seja, selecione o Tipo de Integração como Magento / Get Commerce, na sequência preencha os dados solicitados conforme vimos nos passo anteriores.

Após completar as informações necessárias, valide se a comunicação entre as plataformas (Bling - Get Commerce) está funcionando corretamente, para isso, basta clicar no botão Testar.

Antes de salvar a configuração da integração no Bling, há algumas Configurações Opcionais disponibilizadas pelo Bling, assim basta clicar em exibir  para que seja mostradas tais opções.

Todas as opções estão separadas em abas que as distinguem, como por exemplo, itens relacionados a produtos ficam na aba produtos.

Configurações Opcionais

Pedidos

  1. Marque a opção Atualizar status do pedido na loja Get Commerce com base no status equivalente do sistema, se desejar que quando for alterado a situação de pedido(s) de venda no Bling, para as situações: Em aberto, Em Andamento/Em Digitação, Atendido e Cancelado, seja também refletido no pedido da loja. Respectivamente em equivalência com os status: pending, processing, complete e canceled.
  2. Marque a opção Enviar notificações ao cliente, se desejar que seja enviadas notificações ao cliente, quando for enviado informações para a loja virtual, como o código de rastreamento.
  3. Marque a opção Enviar o código de rastreamento para loja virtual ao realizar alteração de status do pedido, se desejar que o código de rastreamento seja enviado para o pedido da loja, a cada alteração de status, e quando já houver cód. rastreamento gerado no ERP.
  4. A opção Realizar envio do pedido na loja Get Commerce a partir do sistema, permite realizar a operação de Envio (Ship) do pedido. Esta é uma operação necessária para que se possa adicionar o código de rastreamento na área de Tracking Information.
  5. Marque a opção Importar descrição do transportador, se desejar importar a descrição de entrega, através da importação de pedidos.
  6. Marque a opção Importar campo company (Razão Social) ao invés do nome do cliente, se desejar que seja importado o nome da empresa do cliente. Apenas será importada esta informação se esta opção estiver habilitada e se no cadastro do cliente conter esta informação.
  7. Em Data a ser considerada, escolha a opção Data do Pedido para que os pedidos no Bling mantenham a mesma data da loja Get Commerce, ou escolha a opção Data Atual para sempre considerar a data atual. A data do pedido é considerada apenas quando a importação de pedidos for destinada para os Pedidos de Venda.
  8. Na opção Shipping Carrier, insira o attribute code do método de entrega para ser utilizado nas informações de rastreamento na loja. Exs: ups, fedex, dhl.
  9. Na opção Importar serviço dos correios de, selecione a variável da Get Commerce que será utilizada para o processo de seleção automática do serviço dos correios.

Produtos

  1. Marque opção Atualizar o estoque na Get Commerce, se desejar que o estoque da Get Commerce seja atualizado a partir de lançamentos de estoque no Bling.
  2. Marque a opção Considerar saldo sobre estoque mínimo para atualização do status do produto, para que seja gerenciado o status de estoque do produto (Disponível|Esgotado). Com esta opção habilitada, sempre que o saldo do produto for maior que o estoque mínimo do mesmo, o status do estoque do produto será marcado como Disponível, do contrário será o status do estoque do produto será marcado como Esgotado. Esta opção estará visível, somente se a opção Atualizar o estoque na Get Commerce for habilitada.
  3. Marque a opção Importar imagens de produtos através da importação de produtos, para importar as imagens de produtos da loja virtual. Importante: É necessário que sua conta possua liberado o módulo de Imagens de Produtos liberado.
  4. Marque a opção Exportar imagens de produtos através da exportação de produtos, para enviar as imagens de produtos para à loja virtual.
  5. Marque a opção Importar estoque de produtos através da importação de produtos, se desejar importar a quantidade em estoque de produtos, através da importação de produtos.
  6. A opção Fazer vínculo de imagens entre as plataformas para que as mesmas não dupliquem no cadastro do produto, é habilitada no momento em que a opção 4 e/ou 5 é habilitada. Marque essa opção se deseja que o Bling crie um vinculo no momento da importação e/ou exportação das imagens do produto, evitando assim que haja duplicação, tanto no Bling quanto na Get Commerce.
  7. Na opção Selecionar descrição do produto, escolha a opção desejada, para ser utilizada no campo Descrição do produto, através da exportação de produtos para a Get Commerce.
  8. Na opção Selecionar descrição curta do produto, escolha a opção desejada, para ser utilizada no campo Descrição Curta do produto, através da exportação de produtos para a Get Commerce.
  9. Selecione o Nome do Attribute-set Padrão, a ser considerado para exportação de produtos. É obrigatório a definição deste atributo, visto que o mesmo é necessário na inclusão de produtos na Get Commerce. A informação deste não é atualizável na loja, por limitação da própria plataforma.


Credenciais de Acesso

Para obter as credenciais de acesso (Usuário do Web Services e Chave da API), acesse o painel administrativo da Get Commerce. Deve-se adicionar um  usuário do webservice e uma regra para o mesmo. Também é necessário vincular o usuário à regra criada. Para isso, siga os seguintes procedimentos:

  • Acesse o menu Sistema -> Compartilhar Recursos -> SOAP/XML-RPC - Regras -> Criar Nível de acesso

Digite o nome para a Regra e uma senha.

E configure a permissão.

  • Agora acesse a opção Sistema -> Compartilhar Recursos -> SOAP/XML-RPC - Usuários -> Adicionar novo usuário

  • Preencha as informações abaixo para criar a nova conta.

  • Para vincular um papel ao usuário, clique na guia Permissões de Acesso ao lado esquerdo do cadastro de novo usuário e escolha uma definição para o usuário cadastrado


Importação de produtos

Consiste em criar/atualizar produtos do canal de venda no Bling.

Produtos Simples

OBS: Produtos com variação são importados apenas como produto simples.

Para realizar a importação  de produtos na Get Commerce, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, existe uma opção no menu direito chamada Importar Produtos Multiloja, e é esta opção que você deve clicar. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de importação. Ao final do mesmo, será mostrado o resultado da importação.

Dados importados 

Segue lista abaixo das informações enviadas.

Nome do Produto Código (SKU) Unidade
Classificação Fiscal (NCM) Preço Preço Promocional
Origem Observação Situação do Produto
Estoque Minimo  Peso Liquido Peso Bruto
Localização  Preço de Custo GTIN/EAN
GTIN/EAN- embalagem Descrição Complementar Largura 
Altura
Profundidade Descrição Curta
Marca
Imagem

Observações:

  • O campo Unidade virá sempre informado como UN/personalizada;
  • O campo Classificação fiscal virá sempre como personalizada;
  • O campo Origem virá sempre como personalizada;
  • O campo Observação virá sempre como personalizada;
  • O campo Estoque Minimo virá sempre como personalizada;
  • O campo Peso Liquido virá sempre como personalizada;
  • O campo Localização virá sempre como personalizada;
  • O campo Preço de custo  virá sempre como personalizada;
  • O campo GTIN/EAN virá sempre como personalizada;
  • O campo GTIN/EAN- embalagem virá sempre como personalizada;
  • O campo Largura/Altura/Profundidade virá sempre como personalizada;
  • O campo Marca virá sempre como personalizada.


Sincronização de Preço

OBS: O preço considerado para a sincronização é o preço multiloja, ou seja, o preço do "carrinho verde", conforme imagem abaixo.

Para sincronizar o preço do Bling para a Get Commerce, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Preços do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de sincronização. Ao final será mostrado o resultado da mesma.


Sincronização de Estoque

Para sincronizar o estoque do Bling para a Get Commerce, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Estoque do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de sincronização. Ao final será mostrado o resultado da mesma.



Importação de pedidos

Consiste em criar o pedido do canal de venda no Bling.

Para realizar a importação  de pedido da Get Commerce, acesse Vendas e em seguida Pedido de Venda Multiloja, no qual será redirecionado para a tela de importação de pedidos. Nesta tela, existe diversas opções para refinar a busca por pedidos, contudo para que seja importado, selecione a configuração do canal de venda, informe os filtros (caso desejado) e clique em Visualizar, para que seja listado os pedidos da sua loja. Com a listagem na tela, basta selecionar os pedidos a serem importados e na sequência clicar em Importar Pedidos Selecionados para que seja iniciado o processo de importação. Ao final do processo será mostrado o resultado da importação.


Importação de clientes

Através do menu Cadastros -> Clientes e Fornecedores, selecione a opção Importar Contatos para a Get Commerce.

  • Selecione o nome de sua loja virtual configurada.
  • Selecione uma data inicial de alteração de contato, através do campo A partir de. Esta data serve de filtro, para que sejam importados apenas os clientes que tiveram os seus dados alterados a partir desta data.

Confirme a operação clicando no botão IMPORTAR.

Este artigo respondeu sua dúvida? Obrigado pelo feedback :) Opss... houve um problema. Por favor, tente novamente.

Ainda precisa de ajuda? Enviar chamado Enviar chamado