Como acompanhar os carrinhos abandonados pelo Google Analytics?

A partir dos acessos que você tem na sua loja virtual, o Google Analytics analisa uma série de informações, como a origem dos acessos e as páginas que o visitante está acessando. Na Get Commerce, a integração do Google Analytics é nativa e gera todos estes dados automaticamente. 

Neste artigo iremos mostrar uma dica mais avançada, que permite definir um funil de conversão, acompanhando os estágios dos seus visitantes. Isso não apenas ajudará você a saber como e quando os visitantes retornarão de sua loja, mas também a medir a taxa de abandono de carrinho em um período de tempo.

Funil e objetivos

Para acompanhar os carrinhos abandonados na sua loja, você precisará configurar dois relatórios:

  1. Um objetivo e
  2. Um funil

Sobre o "Objetivo"

Normalmente, o objetivo é uma URL (link da sua página) onde você deseja que seus clientes visitem e você tem um objetivo de conversão. 

Por exemplo, aqui nosso objetivo é acompanhar o abandono do carrinho de compras, de modo que adicionaremos a meta como “Página de sucesso”. Se os visitantes chegarem à página de sucesso, isso significa que ele concluiu o processo de compra e você tem uma conversão bem-sucedida. Então o objetivo é ver se um cliente chega a essa página.

Sobre o "Funil"

O funil é um caminho que os visitantes levam para alcançar o objetivo (finalizar a compra). Por exemplo, nem todo visitante que sai da loja virtual desistiu de uma compra. Mas somente os clientes que adicionam um produto ao carrinho de compras e saem do site sem fazer o pagamento. Assim, nosso funil incluirá basicamente 3 páginas:

  1. Página do carrinho (quando o cliente coloca o produto no carrinho de compras)
  2. Página de checkout (quando o cliente está pagando o carrinho)
  3. Página de sucesso (quando o cliente confirmou a compra)

*Lembrando que alguns clientes podem ir até o estágio 2 e desejarem comprar, porém o cartão de crédito dele foi negado. Ou ainda, gerou um boleto e não pagou.

Como configurar o funil de compras no Google Analytics

- Faça login na sua conta do Google Analytics

- Após o login, clique na aba administrador

Selecione o menu Metas

Crie uma nova meta.

Selecione a meta Personalizada

Na próxima página, coloque um nome para o funil, como por exemplo "Pedido Concluído". Escolha o tipo "Destino" e avance.

E no último passo, você configura da seguinte forma

Os textos nos campos, são os listados abaixo:

Destino -> /checkout/onepage/success

Etapa 1 -> /checkout/cart
Etapa 2 -> /checkout/onepage/

Só salvar para finalizar. O Google Analytics começará a coletar os dados do seu funil de venda nas próximas 24 horas

Para ver o seu relatório de funil, vá no menu abaixo

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