Como funciona a busca da loja virtual? ...
A busca da loja virtual da Get Commerce possui 3 formas de configuração:
LIKE Quando o usuário insere algum termo e processa a busca na página, este termo é dividido em palavras (se houver mais de uma palavra). Utilizando esta forma o termo é buscado em todos os atributos, como por exemplo: nome, descrição, e todos atributos que foram definidos como pesquisáveis.
Para entender melhor vamos imaginar que um usuário busque por “Camisa Vermelha”, e que apenas os atributos, nome, descrição e cor são pesquisáveis. A loja virtual cria um critério de busca para encontrar todos os produtos que tenha a palavra “Camisa” no nome ou na descrição ou na cor do produto, ou que tenha a palavra “Vermelha” no nome ou na descrição ou na cor do produto. O resultado dessa busca será formado por todas as Camisas mesmo que elas não sejam vermelhas, porque eles contém a palavra “Camisa”, e também todos produtos que contenham a palavra “Vermelha” mesmo que o produto não seja uma Camisa, ou seja, o resultado irá retornar qualquer produto que ele encontre a palavra Camisa ou Vermelha.
Considerações Sobre o método LIKE Ele também retorna produtos que não apresentam a palavra exata, por exemplo se o usuário buscar por “Camis”, ele irá encontrar produtos que tem as palavras “Camisa”, “Camissa”, “Camisas”, isso porque em todas palavras tem o termo “Camis”, não importa se ele esteja no inicio, meio ou fim da palavra.
Sobre a ordenação dos produtos na apresentação dos resultados, o método LIKE por padrão irá utilizar a ordem de cadastro dos produtos, então os produtos que foram cadastrados primeiro serão os primeiros na listagem de produtos.
O método LIKE tem um melhor uso para buscas com palavra especificas e buscas simples geralmente utilizando apenas uma palavra na busca.
FULLTEXT O funcionamento do método FULLTEXT é baseado no cálculo da relevância, para encontrar os produtos mais relevantes ao termo buscado pelo cliente. Ao contrário do LIKE, ele só apresenta os resultado que encontre a palavra exata do termo da busca.
Utilizando o exemplo da busca da Camisa vermelha, ele irá mostrar primeiramente todos os produto que apresentarem as duas palavras, e em seguida produtos que apresentem ao menos uma das duas palavras no caso, Camisa ou Vermelha.
Considerações sobre o método FULLTEXT Palavras com menos de 4 caracteres são ignoradas na busca.
A Ordenação do produtos no método FULLTEXT é feita utilizando a relevância de cada produto, apresentando uma melhor ordenação comparado com o método LIKE.
COMBINE É a junção dos resultados da opção FULLTEXT e LIKE, aonde irá apresentar primeiro os produtos encontrados com o FULLTEXT e depois com o LIKE.
Dentre os três métodos, a maioria escolhe utilizar o COMBINE, porque ele sempre apresenta no início os produtos mais relevantes, que foram encontrados utilizando o FULLTEXT, e depois os encontrados pelo LIKE.