O que é SKU de um produto?

Saber o que é SKU e como aplicá-lo é muito importante para o dono da loja virtual. Neste texto, você entenderá melhor do que se trata o SKU. 

Continue acompanhando!

O que é SKU?

SKU é a sigla para Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque) e é uma referência ou código identificador atribuído a um item armazenado no seu estoque. Seu uso facilita o gerenciamento, a localização e o fluxo de produtos, já que permite identificar os itens por suas características, como fabricante, tamanho, peso, cor, forma, etc.

Em outras palavras, o SKU é o CPF de um produto. 

Ele facilita a identificação de todas as formas de um item, como o seu tamanho, a sua cor e demais especificações.

Como o SKU funciona?

O SKU funciona como uma espécie de número de série, cadastro ou identidade de um produto no estoque. 

Por exemplo: uma lata de Coca-Cola de 350ml poderia ter como SKU CC-LAT-350 — destacando-se as características básicas do produto, como a marca, o material e o tamanho. Mas aí que vem a parte interessante: se houver 100 latas de Coca-Cola 350ml no seu estoque, você teria apenas um SKU e não 100. Isso acontece porque não há diferença entre o mesmo produto.

Vamos para outro exemplo: se sua empresa compra, além das latas de 350ml tradicionais, mais 100 de Coca-Cola Diet de 350ml. O SKU para esse modelo poderia ser o seguinte: CC-LAT-DT-350-0001 — aqui, o fato de ser diet seria destacado com um dígito a mais no código.

Assim, com 200 latas, sendo 100 tradicionais e 100 diets, você teria em seu estoque dois SKUs. Então, preste atenção. Qualquer aspecto que diferencie um mesmo produto do outro é passível de mudança no SKU. É uma medida que facilita a leitura dos itens.

Simplifica a comunicação

É mais fácil localizar, separar ou falar de um produto com outros colaboradores quando usam o SKU em vez de descrever um item por suas características. Isso agiliza os processos de movimentação de produtos em um armazém. Basta informar o código da mercadoria para encontrar os dados referentes à sua localização, reduzindo os prazos de entrega e manuseio de itens.

Facilita a leitura humana

SKU não é código de barras, logo, qualquer pessoa pode ler sua descrição. Além disso, o SKU é único para as empresas que compram os produtos (basta adicionar um dígito que identifique sua marca), já o código de barras pode ser alterado pela fabricante e não possui uma ordem lógica.

O SKU é uma das formas mais recomendadas para tornar o gerenciamento de estoque mais simples. Além de toda a questão que envolve a identificação e a organização de mercadorias, o SKU é um código que já é trabalhado por vários softwares de gestão, o que otimiza ainda mais a logística da sua empresa. Em suma, é um recurso que agilizará entregas, diminuirá os erros nos envios de produtos e aumentará a satisfação tanto dos seus funcionários quanto dos seus clientes.

Qual a diferença entre o SKU e o código de barras?

O SKU não deve ser confundido com o código de barras. Ao contrário do código de barras, por exemplo, o SKU pode ser identificado por uma pessoa de maneira lógica. Não há a necessidade de um leitor específico para alguém saber a qual mercadoria o SKU refere-se.

Em muitos casos, empresas utilizam os dois itens como forma de identificar o produto. Nos processos internos, por exemplo, o SKU pode ser adotado como maneira principal de identificação. Já para vendas, a companhia pode manter o uso do código de barras integrado ao SKU.

Este artigo respondeu sua dúvida? Obrigado pelo feedback :) Opss... houve um problema. Por favor, tente novamente.

Ainda precisa de ajuda? Enviar chamado Enviar chamado